Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blog Restart

A Restart é um centro de formação profissional que constitui um espaço único de formação, produção e animação cultural em Lisboa.

Módulo | História e Teoria da Interpretação | Formador: Luís Fonseca | 18 e 25 Fevereiro, 11e 25 Março e 1e 8 Abril | 16h30-19h30

 

Adquirir conhecimentos gerais sobre diferentes métodos e concepções do trabalho de actor ao longo da história do Teatro e do Cinema.


CONTEÚDOS

O que é um actor?
- O actor no teatro e no cinema
- Técnica teatral vs. Técnica cinematográfica
- A importância dos meios técnicos audiovisuais no trabalho do actor.

Breve introdução às teorias e práticas do actor.
O actor no Oriente: Japão e os tratados de Zeami
O actor no Ocidente: Del Sarte, Stanislavski,
Meyerhold, Bretch, Michael Chekov, Artaud, Grotowski, Brook.
As acções físicas de Stanislavski, sua descendência e importância no cinema.
O cinema mudo e a génese de um novo actor (Griffith,Murnau, Eisenstein)

O que é um actor?
- O actor no teatro e no cinema
- Técnica teatral vs. Técnica cinematográfica
- A importância dos meios técnicos audiovisuais no trabalho do actor.
Breve introdução às teorias e práticas do actor.
O actor no Oriente: Japão e os tratados de Zeami
O actor no Ocidente: Del Sarte, Stanislavski,
Meyerhold, Bretch, Michael Chekov, Artaud, Grotowski, Brook.
As acções físicas de Stanislavski, sua descendência e importância no cinema.
O cinema mudo e a génese de um novo actor (Griffith, Murnau, Eisenstein)

O cinema sonoro e a questão do texto.
O cinema clássico e o actor neutro.
Rupturas ao classicismo: o Actor's Studio e o Método.
O actor moderno no cinema de Cassavetes, Pialat, Godard, Wong-Kar Wai, Mike Leigh,
Jarmusch, entre outros.
Actores e não-actores: o Neo-realismo e outros cinemas que recorreram a actores sem preparação. Bresson e os “modelos”.
Improvisação. Preparação. Investigação.
Composição.
O actor e a montagem: como o trabalho do actor determina o trabalho de pós-produção audiovisual.
O actor como alguém que “age”. A importância específica do corpo, da postura e do gesto no trabalho cinematográfico e audiovisual.


Prestações

240 €
_ 2 Prestações de 120€
(a primeira prestação é paga no processo de inscrição e a segunda até ao dia 5 do mês da formação).


Descontos

| 10% alunos/ex-alunos de cursos anuais restart
| 15% Pronto Pagamento
Descontos não acumuláveis.

 

mais info aqui